IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Chinesa CGGC compra direitos de consórcio construtor de sistema de água São Lourenço, em SP

29/05/2018 18h57

SÃO PAULO (Reuters) - A construtora chinesa CGGC fechou acordo para comprar 100 por cento da empresa encarregada pela manutenção do sistema paulista produtor de água São Lourenço, um dos principais empreendimentos do governo do Estado de São Paulo para garantir segurança hídrica na região metropolitana do Estado.

O valor da operação não foi revelado. O sistema São Lourenço é operado pela companhia estadual de água e saneamento Sabesp e o contrato de 25 anos de concessão foi assinado em 2013 pelo consórcio formado pelos grupos Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa, envolvidos nas investigações da operação Lava Jato.

A construção começou em 2014 e foi concluída em março deste ano, informou a Sabesp. A obra demandou investimentos de 2,2 bilhões de reais e consiste em tubulação que interliga a represa Cachoeira do França, em Ibiúna, a uma estação de tratamento de água situada a cerca de 80 quilômetros de distância.

A aquisição marca um avanço e indica o grande potencial da CGGC no mercado sul-americano, onde a empresa tem investimentos de bilhões de dólares no Equador e Argentina, disse à agência de notícias chinesa Xinhua o presidente do conselho da China Gezhouba Group Overseas Investment, Chen Xiaohua.

Procurada, a Camargo Corrêa afirmou que não pode informar o valor do negócio por causa de um acordo de confidencialidade assinado entre as partes. A Andrade Gutierrez não comentou e tentativas de contato com representantes da CGGC não tiveram retorno até a publicação deste texto. A Sabesp não se manifestou.

(Por Alberto Alerigi Jr.)