IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wall Street se recupera com menor preocupação sobre política na Itália e alta no setor de energia

30/05/2018 18h49

Por April Joyner

NOVA YORK (Reuters) - Os índices acionários dos Estados Unidos fecharam em alta nesta quarta-feira, e o S&P 500 e o Dow registraram seus maiores ganhos percentuais diários desde 4 de maio, por sinais de menor tensão política na Itália e à medida que uma alta nos preços do petróleo impulsionou ações.

O índice Dow Jones subiu 1,26 por cento, a 24.668 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 1,269583 por cento, a 2.724 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 0,89 por cento, a 7.462 pontos.

Os ganhos do S&P 500 apagaram as perdas de terça-feira, quando o índice registrou sua primeira queda de 1 por cento em maio. Temores sobre instabilidade na Itália e a possibilidade da saída do país da zona do euro levaram investidores a correrem para ativos seguros na terça-feira.

O mercado de Treasuries dos EUA, em uma base de retorno total, teve seu melhor dia na terça-feira desde pelo menos julho de 2011, segundo o Índice Agregado de Treasuries da Bloomberg Barclay.

As ações reverteram a queda de terça-feira no momento em que o movimento italiano 5-Estrelas fez uma nova tentativa de formar uma coalizão de governo e pediu ao eurocético Paolo Savona que retire sua candidatura como ministro da Economia.

O sucesso do leilão italiano de títulos de dívida com vencimento em cinco e 10 anos também amenizou preocupações sobre a habilidade do país de se financiar após uma liquidação nos títulos na terça-feira resultar na maior alta diária para os títulos de dois anos em 26 anos.

As ações de energia registraram os maiores ganhos dos 11 principais setores do S&P 500. O índice de energia subiu 3,1 por cento, maior alta diária em sete semanas, à medida que o petróleo dos EUA subiram 2,2 por cento.

"O risco da Itália deixar o euro é remoto" disse Kate Warne, estrategista de investimentos na Edward Jones. "É uma fonte de volatilidade, mas não uma fonte de real preocupação para os mercados financeiros."

(Reportagem adicional de Medha Singh)