IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras recebe US$2 bi com conclusão de cessão do campo Roncador à Equinor

15/06/2018 09h51

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras recebeu na quinta-feira 2 bilhões de dólares devido à conclusão da cessão de 25 por cento de participação do campo de Roncador para a norueguesa Equinor , informou a petroleira brasileira em fato relevante nesta sexta-feira.

A Petrobras permanece como operadora do campo, com 75 por cento de participação. O negócio entre as companhias havia sido divulgado inicialmente em 18 de dezembro do ano passado.

"Além desse valor, a Equinor realizará pagamentos contingentes, referentes aos investimentos nos projetos que visam ao aumento do fator de recuperação desse campo, carregando a Petrobras na proporção 2:1... limitados a 550 milhões de dólares", disse a estatal.

"O objetivo é aumentar o fator de recuperação em pelo menos 5 por cento, podendo trazer um volume adicional de aproximadamente 500 milhões barris de óleo equivalente (boe)", adicionou a companhia.

A Petrobras destacou ainda que as condições precedentes para o negócio já foram cumpridas, incluindo aprovações pelo órgão antitruste Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pela reguladora Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A petroleira ressaltou que, com o fechamento dessa operação, o valor total de entrada de caixa em 2018 por meio do Programa de Parcerias e Desinvestimentos totaliza 5 bilhões de dólares.

(Por Raquel Stenzel e José Roberto Gomes)