IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Investidores retiraram US$ 5,5 bi de mercados emergentes na semana passada, diz IIF

19/06/2018 18h18

NOVA YORK (Reuters) - Investidores estrangeiros tiraram cerca de 5,5 bilhões de dólares de mercado emergentes desde o aumento da taxa de juros do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, na semana passada, mostraram dados do Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês) nesta terça-feira.

Os resgates nos mercados emergentes somaram cerca de 4,2 bilhões de dólares desde a reunião de política monetária do Fed, enquanto cerca de 1,3 bilhão de dólares vieram de bônus.

Os investidores estrangeiros venderam mais de 320 milhões de dólares em ações chinesas nesta terça-feira, a primeira saída líquida diária de estrangeiros desde 4 de maio, disse o IIF.

A China permaneceu resiliente em meio a fortes saídas dos mercados emergentes, mas "a preocupação com o impacto das tarifas adicionais dos EUA sobre as importações chinesas provocou uma forte reversão nos fluxos para a China", disse o IIF em comunicado.

A China acusou os Estados Unidos de "extrema pressão e chantagem" e prometeu retaliar após Trump ameaçar impor tarifa de 10 por cento a 200 bilhões de dólares em produtos chineses, além das tarifas de importação já anunciadas sobre 50 bilhões de dólares em produtos da China.

A saída de investimento dos mercados emergentes na última semana foram concentradas na Ásia, disse o IIF, sinalizando uma preocupação crescente com a disputa comercial entre EUA e China.

Economias de mercados emergentes têm estado em foco desde meados de abril, após um salto inesperado no dólar, enquanto as expectativas de aumento dos juros norte-americanos têm impulsionado os fluxos de dinheiro para longe dos mercados emergentes desde meados de abril.

(Por Rodrigo Campos)