IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Política monetária continuará expansionista enquanto BCE caminha para encerrar compras, diz membro

20/06/2018 11h18

PARIS (Reuters) - A política monetária do Banco Central Europeu (BCE) continuará expansionista mesmo que a autoridade monetária esteja a caminho de encerrar as compras de títulos no final do ano e possivelmente aumentar os juros em 2019, afirmou nesta quarta-feira o membro do BCE François Villeroy de Galhau.

O BCE deu seu maior passo na quinta-feira passada na direção de encerrar seu programa de estímulo da época da crise ao anunciar planos de encerrar o esquema de compra de títulos no final do ano.

E deu nova orientação sobre a trajetória futura de política monetária ao sinalizar a expectativa de que a taxa de juros permaneça estável ao menos até o verão de 2019 (do hemisfério norte).

Em relatório anual sobre as economias francesa e da zona do euro, Villeroy, que também é presidente do banco central da França, disse: "As compras de ativos devem terminar em dezembro; a primeira alta de juros deve acontecer a partir do verão de 2019."

"Dito isso, a política monetária continuará expansionista", disse Villeroy, acrescentando que o amplo estoque de ativos do BCE ajudará a manter as condições de financiamento favoráveis a longo prazo.

Após a reunião de quinta-feira, três fontes do BCE disseram à Reuters que autoridades divergiram sobre manter a porta mais aberta a uma nova prorrogação do estímulo do BCE e sobre o provável momento da primeira alta dos juros desde 2011.

(Reportagem de Leigh Thomas)