IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reunião de conselho chinês levanta possibilidade de aprovação de transgênicos, dizem fontes

28/06/2018 11h38

Por Dominique Patton

PEQUIM (Reuters) - Um influente conselho científico chinês sobre culturas geneticamente modificadas se reuniu na semana passada pela primeira vez em um ano, disseram duas fontes, em um sinal de que Pequim pode estar se preparando para aprovar novos produtos transgênicos para importação.

A reunião, que aconteceu de 20 a 22 de junho, de acordo com uma das fontes, ocorre em meio à crescente tensão comercial com os Estados Unidos, o maior produtor mundial de produtos transgênicos.

"A reunião aconteceu na semana passada", disse uma segunda fonte de uma empresa chinesa de sementes, que acompanha de perto o processo de aprovação de sementes de Pequim.

Ambas recusaram-se a ser identificadas por causa da sensibilidade do assunto e porque as reuniões do Comitê Nacional de Biossegurança, que orienta Pequim sobre a segurança dos transgênicos, são confidenciais.

O Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais, que tem a palavra final sobre as aprovações, não respondeu a um fax em busca de confirmação da reunião.

(Por Dominique Patton; reportagem adicional de Tom Polansek, em Chicago)