IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Presidente do BNDES diz que Embraer não vai valer muito sem Boeing

Por Rodrigo Viga Gaier

12/07/2018 17h02

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Embraer "não vai valer muita coisa" em alguns anos se a empresa não fizer uma aliança com a Boeing, afirmou o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Dyogo Oliveira, nesta quinta-feira (12) à agência de notícias Reuters.

Na segunda ocasião em que defende o negócio da Embraer com a Boeing anunciado na semana passada, Oliveira afirmou que a operação será positiva para os acionistas da fabricante brasileira porque garantirá a sobrevivência e a sustentabilidade da companhia.

Leia também:

Embraer e Boeing anunciaram na semana passada um memorando de entendimento para um acordo futuro em que a fabricante brasileira vai vender sua principal operação, a de jatos comerciais, para a Boeing, criando uma terceira empresa que será 80% controlada pelo grupo norte-americano.

O BNDES, por meio da BNDESPar, é um dos maiores acionistas da Embraer, cujo poder de voto deverá ser ampliado em uma assembleia de acionistas que decidirá se o acordo entre as duas empresas poderá seguir adiante.

Oliveira não comentou quando a assembleia de acionistas da Embraer poderá ser realizada ou a cláusula de veneno do estatuto da empresa que exige um pagamento de 50% de prêmio sobre as ações da empresa em caso de uma tomada de controle.

"Hoje somos sócios de uma empresa que sem a Boeing não vai valer muita coisa em poucos anos", disse Oliveira. Ele citou o anúncio nesta semana da companhia aérea norte-americana Jet Blue, uma das principais clientes da Embraer, que decidiu trocar sua frota de aeronaves da fabricante brasileira por modelos produzidos pela parceria Airbus-Bombardier.

Revisão tira mais de 1.600 peças de dentro de avião; veja

UOL Notícias