PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Irã diz a sauditas que acordo da Opep não dá direito de produzir petróleo acima da meta

16/07/2018 08h23

DUBAI (Reuters) - O ministro do Petróleo do Irã disse ao ministro da Arábia Saudita que o acordo de oferta da Opep no mês passado não dá aos países membros o direito de aumentar a produção de petróleo acima de suas metas, segundo uma carta divulgada pela agência de notícias Shana.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo concordou com a Rússia e outros aliados produtores de petróleo, no mês passado, em aumentar a produção a partir de julho, com a Arábia Saudita prometendo um aumento de oferta "mensurável", mas sem dar números específicos.

"Os países membros se comprometeram a atingir um nível de conformidade com os ajustes de produção de 100 por cento, a partir de 1º de julho de 2018", escreveu Bijan Zanganeh, em uma carta enviada ao ministro da Energia saudita Khalid al-Falih, segundo a Shana.

"No entanto, a decisão não garante aos países membros o direito de exceder seu nível de produção acima do nível de produção decidido... nem o direito de redistribuir os compromissos de ajuste de produção não cumpridos entre os países membros."

A carta de Zanganeh vem depois que Falih, que preside um comitê entre países da Opep e aliados que monitora o cumprimento da produção, escreveu à Opep na semana passada dizendo que os níveis individuais de conformidade não serão mais relatados.

(Reportagem de Rania El Gamal)