IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ciro defende dissolução de acordo entre Embraer e Boeing

De São Paulo

17/07/2018 21h10

O pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, disse que o acordo entre Embraer e Boeing é "clandestino e absolutamente ameaçador da segurança nacional brasileira" e alertou que, se for concluído neste ano, será desfeito caso ele seja eleito presidente.

Ciro declarou durante evento da Abimaq, entidade que representa o setor de máquinas e equipamentos, que enviou uma carta "respeitosa" às companhias sugerindo a dissolução do acordo. O teor da carta será tornado público nos próximos dias.

Leia também:

As companhias anunciaram neste mês um acordo preliminar por meio do qual a Boeing assumirá o controle da divisão de aviação comercial da Embraer através da criação de uma joint venture de US$ 4,75 bilhões.

Ciro afirmou que não vê nenhuma outra possibilidade "saudável" de acordo entre as empresas e classificou a proposta da Boeing como hostil.

Ele também o cargueiro brasileiro KC-390, que deve ter sua primeira entrega por volta do fim do ano.

"A Embraer desenvolveu uma joia tecnológica que é um supercargueiro chamado KC390. Esse avião está na fase final de homologação dos testes, já tem uma fila de encomendas que sinaliza um mercado de 20 bilhões de dólares", afirmou.