IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Itaú Unibanco lança POP Credicard, adquirente para micronegócios

17/07/2018 11h26

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - O Itaú Unibanco lançou nesta terça-feira a POP Credicard, adquirente de cartões de crédito com ênfase em microempreendedores e pequenas empresas, num contra-ataque a rivais como o PagSeguro, que cresceram rapidamente com ofertas como isenção de mensalidade e taxas menores a lojistas.

O serviço, mais simplificado do que o oferecido pela marca master do Itaú Unibanco, a Rede, será vendida por 12 parcelas de 29,90 reais. Isento de mensalidade, o serviço cobrará taxa por operação de 1,99 por cento nas compras pagas com cartão de débito e de 3,98 por cento no crédito.

A iniciativa ocorre em meio à efervescência do mercado brasileiro de meios de pagamento, em que a gradual abertura liderada pelo Banco Central tem levado à entrada de dezenas de novos players, quebrando o outrora duopólio da Rede (ex-Redecard) e da Cielo (ex-Visanet), controlada por Bradesco e Banco do Brasil.

Para ganhar mercado, concorrentes de menor porte têm baixado agressivamente os preços que cobram dos lojistas, muitas vezes isentando-os do aluguel dos terminais de pagamento e reduzindo o MDR (taxa por operação).

Com estruturas mais desenhadas para atender grandes varejistas, as líderes Cielo e Rede têm enfrentando nos últimos anos uma combinação de perda de participação de mercado e declínio das margens de lucro, especialmente no chamado baixo varejo, que tem o maior potencial de crescimento no país.

Com o POP Credicard, o Itaú Unibanco tenta ao mesmo tempo ser competitivo nas taxas e garantir uma lucratividade adequada. Para isso, os clientes receberão obrigatoriamente os recursos da venda em D+1 no caso de compras pagas com cartão de débito e em D+2 nas pagas com cartão de crédito, o que garante ao banco uma receita financeira com antecipação dos recebíveis.

"O produto foi pensado para ao mesmo tempo atender a necessidade específica de um público que precisa ter os recursos da venda de forma mais imediata, mas também dar uma rentabilidade condizente com o banco", disse a jornalistas o presidente da Rede, Marcos Magalhães.

As vendas do produto começam na próxima sexta-feira (20), numa campanha publicitária estrelada pela cantora Ivete Sangalo. A expectativa do banco é vender de 100 mil a 150 mil terminais de pagamento Pop Credicard a lojistas ainda neste ano.

O processamento dos pagamentos será feito pela First Data, que também é adquirente de cartões e especializada no segmento de pequenas empresas, mas neste caso atuará apenas como prestadora de serviços.

Pelos cálculos do Itaú Unibanco, só cerca de 20 por cento do segmento de microempreendedores e pequenas empresas aceita receber pagamentos com cartões, o que o torna bastante atrativo para planos de expansão. Esse mercado, segundo Magalhães, movimenta cerca de 350 bilhões de reais por ano.

A iniciativa do Itaú Unibanco de criar uma empresa específica para atender microempresários difere da usada por Bradesco e BB para a Cielo, que preferiram vender em suas agências bancárias terminais de pagamentos com marca dos próprios bancos.

Com o POP Credicard, o Itaú Unibanco também se antecipa a discussões em andamento no BC, que quer reduzir de D+30 para D+2 o prazo padrão que os adquirentes levam para repassar os valores das vendas aos lojistas. A autoridade monetária também definiu um teto para taxas cobradas sobre compras pagas com cartões de débito e planeja fazer o mesmo no cartão de crédito.

Às 14h02, as ações da Cielo exibiam queda de 0,7 por cento enquanto os papéis do Itaú Unibanco avançavam 1,84 por cento. No mesmo horário, o Ibovespa tinha alta de 2,1 por cento.