IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

CNPC investirá US$22 bi para aumentar produção de petróleo e gás no oeste da China

25/07/2018 15h11

PEQUIM (Reuters) - A China National Petroleum Corp (CNPC) disse nesta quarta-feira que irá gastar mais de 150 bilhões de iuanes (22 bilhões de dólares) até 2020 para alavancar a produção de gás e petróleo na região de Xinjiang, no oeste do país, visando compensar a queda da produção de campos maduros no nordeste da China.

O aumento dos gastos irá levar a produção na região autônoma de Xinjiang a mais de 50 milhões de toneladas de óleo equivalente entre 2018 e 2020, disse a CNPC.

O montante prometido é equivalente ao investimento total da unidade listada da CNPC, a PetroChina, maior produtora de petróleo e gás da China, para exploração e produção em 2017.

As operações da CNPC em Xinjiang produziram 11,45 milhões de toneladas de petróleo no ano passado, enquanto a companhia produziu 23,5 bilhões de metros cúbicos de gás, o equivalente a 17,1 milhões de toneladas, na região de Tarim, uma das maiores bacias chinesas, de acordo com o relatório anual de 2017 da PetroChina.

Com base nesses volumes, o novo investimento aumentaria a produção da região em pelo menos 75 por cento até 2020.

A onda de investimentos evidenciam o movimento da China para substituir a produção do campo de Daqing, no nordeste da província de Heilongjiang, e impulsionar o crescimento da oferta de gás natural para atender à demanda pelo combustível esperada como parte dos esforços de Pequim para reduzir o uso de carvão.

(Por Josephine Mason a Judy Hua; Reportagem adicional por Tom Daly e Florence Tan)