IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump e Juncker falam sobre reduzir tarifas e tensões comerciais

25/07/2018 16h03

WASHINGTON/ESTOCOLMO (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o chefe da União Europeia (UE), Jean-Claude Juncker, expressaram nesta quarta-feira o desejo de reduzir as tarifas e aliviar as tensões no comércio internacional durante encontro na Casa Branca, ainda em andamento.

Trump, falando a repórteres com Juncker sentado ao lado dele no Salão Oval, disse "esperamos que possamos resolver algo" sobre um comércio mais justo com a Europa. "Se pudermos não ter tarifas, barreiras e subsídios, os Estados Unidos ficarão extremamente satisfeitos", afirmou Trump.

"Há muitos países onde há barreiras massivas e tarifas massivas, e nós temos que seguir. Você poderia chamar isso de retaliação. Mas eu prefiro apenas dizer que nós queremos reciprocidade. Então, seja com a União Européia ou outros, tem que ser recíproco na natureza, no mínimo ", acrescentou Trump.

Juncker, que preside a Comissão Européia, disse sobre a UE e os Estados Unidos, que representam metade do comércio mundial: "Somos parceiros próximos, aliados, não inimigos. Temos que trabalhar juntos".

Especialistas em comércio expressaram esperança de que a reunião de Trump e Juncker poderia ajudar a afastar os planos norte-americanos de impor tarifas de 25 por cento sobre carros importados e peças automotivas e iniciar um processo para aliados dos EUA começarem a reduzir as tarifas automotivas.

"Acho que devemos nos concentrar em reduzir as tarifas em vez de aumentá-las. É o que temos que fazer", acrescentou Juncker.

A comissária de Comércio da Comissão Europeia, Cecilia Malmstrom, disse que está elaborando uma lista de 20 bilhões de dólares em bens dos EUA como retaliação caso Washington imponha tarifas sobre bens importados.

"Esperamos que não chegue a isso e que possamos encontrar uma solução. Do contrário, a Comissão Europeia está preparando uma lista bastante longa de muitos produtos norte-americanos", disse Cecilia ao jornal sueco Dagens Nyheter na quarta-feira.

"Acho que o presidente Juncker acredita que ele está aqui para tentar acalmar a situação e entrar em processo de negociação para evitar possíveis tarifas dos EUA sobre automóveis", disse Heather Conley, vice-presidente-sênior de Assuntos Europeus do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, em Washington.

O encontro tem potencial para tensão. Juncker já chamou as idéias de Trump de "estúpidas", enquanto Trump declarou no Twitter que "as tarifas são as maiores" porque forçaram os parceiros comerciais a negociar com os Estados Unidos.

Depois da reunião com Trump, Juncker está agendado para participar de encontro maior com os funcionários do gabinete de Trump.