IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

López Obrador busca aumentar produção de petróleo do México para 2,5 mi bpd

27/07/2018 17h24

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O presidente eleito do México, Andres Manuel López Obrador, disse nesta sexta-feira que seu governo buscará impulsionar a produção de petróleo do país para 2,5 milhões de barris por dia (bpd), ante os 1,9 milhão de bpd produzidos atualmente.

López Obrador, eleito em uma vitória esmagadora no dia 1º de julho e que assumirá em 1º de dezembro, disse estar comprometido com a expansão da produção de petróleo e gás do México, que diminuiu continuamente nos últimos 14 anos devido à falta de investimentos e declínio natural de campos de petróleo.

O líder esquerdista disse que buscará reformar as seis refinarias do país para operar a plena capacidade em dois anos e planeja construir uma nova refinaria em Dos Bocas, no sul do Estado de Tabasco, com um investimento de 160 bilhões de pesos (8,6 bilhões de dólares) ao longo de três anos.

"Com essa nova refinaria, e a reabilitação das seis que já existem, vamos cumprir nossa promessa de campanha de parar as compras de gasolina no exterior e de baixar os preços dos combustíveis no meio do prazo de seis anos", afirmou. disse.

O México importou uma média de cerca de 590 mil barris por dia (bpd) de gasolina e outros 232 mil bpd de diesel até agora neste ano, quase tudo dos Estados Unidos, já que a produção de gasolina nas seis refinarias do país, que pertence e é operada pela estatal Pemex, caiu pela metade desde 2013, o primeiro ano do mandato do presidente Enrique Peña Nieto.

A meta de produção de petróleo da Pemex este ano é de 1,95 milhão de barris/dia.

López Obrador disse que seu governo buscará aumentar a produção de eletricidade renovando as usinas hidrelétricas do México.

(Reportagem de Anthony Esposito e Adriana Barrera)