IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Com eleição no radar, Ibovespa fecha em alta com Vale e siderúrgicas em destaque

20/08/2018 17h36

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira, com as ações de mineração e siderurgia em destaque, em sessão marcada pelo vencimento dos contratos de opções sobre ações e com agentes financeiros especulando sobre a corrida presidencial no país.

O principal índice acionário da B3 avançou 0,39 por cento, a 76.327,89 pontos, oscilando da mínima de 75.607,85 à máxima de 76.497,03 pontos. O volume financeiro alcançou 17,6 bilhões de reais, ampliado pelo exercício de opções de quase 8 bilhões de reais.

Pesquisa CNT/MDA divulgada no final da manhã mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na disputa presidencial, mesmo preso em Curitiba desde abril, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB), favorito pelo mercado, mostra dificuldades para engrenar.

O índice tocou a mínima logo após a divulgação da pesquisa, mas reduziu a perda e reverteu à tarde. Para profissionais da área de renda variável, não agradam o fato de Alckmin seguir patinando e o elevado patamar votos brancos e nulos.

"Dizer que é um cenário 'apenas ruim' é quase ser otimista", afirmou um deles. "Apesar de algumas especificidades do levantamento, como a ausência de um cenário sem Lula, o mercado ficou bem desconfortável com a pesquisa", acrescentou outro.

A bolsa fechou com agentes financeiros na expectativa de pesquisas Ibope e Datafolha previstas para a semana, as primeiras desses institutos após os registros das chapas que disputarão as eleições em outubro. No caso do Ibope, a previsão é de que o levantamento saia ainda nesta segunda-feira.

No exterior, a semana começou com viés mais positivo, com alta nos preços dos metais e do petróleo, além de mais otimismo para um desfecho positivo na disputa comercial entre EUA e China. Em Wall Street, o S&P 500 subiu 0,24 por cento.

DESTAQUES

- VALE fechou em alta de 1,26 por cento, na esteira da alta dos preços do minério de ferro na China.

- USIMINAS PNA subiu 5,42 por cento, em sessão de avanço dos preços do aço na China e com relatório do JPMorgan elevando recomendação das ações para overweight. GERDAU PN ganhou 3,58 por cento e CSN teve acréscimo de 4,77 por cento, tendo ainda no radar anúncio que vai pagar um dividendo extraordinário de 890 milhões de reais a partir de 29 de agosto.

- MARFRIG fechou em alta de 3,53 por cento, em dia volátil, após a companhia confirmar a venda da sua unidade Keystone Foods para a norte-americana Tyson Foods por 2,4 bilhões de dólares, movimento para reduzir sua alavancagem financeira e se concentrar em carne bovina.

- TIM avançou 3,21 por cento, na esteira de relatório do Credit Suisse afirmando que a ação está atrativa não apenas em relação a seus pares, mas também em termos absolutos e elevando a recomendação para 'outperform', com o preço-alvo passando de 15 para 16 reais.

- PETROBRAS PN caiu 0,54 por cento, tendo no radar as expectativas com o cenário eleitoral, mas também um incêndio de grandes proporções na refinaria da companhia em Paulínia (SP) na madrugada desta segunda e paralisou a produção. A empresa informou que conseguirá garantir o abastecimento no curto prazo.

- ITAÚ UNIBANCO PN subiu 0,69 por cento, BRADESCO PN encerrou com variação positiva de 0,63 por cento e SANTANDER BRASIL UNIT subiu 0,46 por cento, enquanto BANCO DO BRASIL cedeu 2,66 por cento, uma das maiores quedas do índice.

- ESTÁCIO recuou 3,25 por cento, liderando as perdas do Ibovespa, em sessão negativa para o setor de educação, com KROTON encerrando em baixa de 1,67 por cento.

(Por Paula Arend Laier)