Ministro Fernandes dá 3º voto no TSE para barrar candidatura de Lula; placar está 3 a 1 contra petista
BRASÍLIA (Reuters) - O ministro Og Fernandes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deu o terceiro voto na noite desta sexta-feira para barrar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Fernandes acompanhou os votos dos ministros Roberto Barroso, relator do processo, e Jorge Mussi. Até o momento, o único a votar para liberar a candidatura de Lula foi o ministro Edson Fachin.
Em seu voto, Fernandes citou vários trechos da manifestação apresentada anteriormente por Barroso para entender que Lula está inelegível. Ele destacou também que a recomendação do Comitê de Direitos Humanos da ONU de permitir o ex-presidente direitos políticos de participar da disputa não vincula o Brasil a acatá-lo, ao contrário da posição de Fachin.
O ministro Admar Gonzaga, próximo a votar, poderá dar o voto no qual vai se formar a maioria no TSE para rejeitar a candidatura de Lula.
(Reportagem de Ricardo Brito)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.