IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

China é "um dos maiores riscos" para a economia global, diz presidente do BC britânico

David Milliken

12/09/2018 10h44

LONDRES (Reuters) - O sistema financeiro da China representa um dos maiores riscos para a estabilidade financeira global, disse o presidente do banco central britânico, Mark Carney, em entrevista à BBC no 10º aniversário da crise financeira global.

Carney também citou os riscos domésticos para o Reino Unido decorrentes do Brexit, um aumento ainda maior na dívida das famílias e ataques cibernéticos ao sistema bancário, riscos que o Banco da Inglaterra já destacou em relatórios regulares sobre a estabilidade financeira do Reino Unido.

Em seu último relatório em junho, o Banco da Inglaterra criticou as preocupações da União Europeia de que os bancos que operam no Reino Unido estão mal preparados para o risco de o país deixar a UE em março do ano que vem sem qualquer tipo de acordo de transição.

"Um dos maiores riscos para a economia global são é o que acontece na China", disse Carney em um trecho da entrevista divulgado nesta quarta-feira no site da BBC.

"A China é uma grande fonte de crescimento na economia global, um milagre econômico - muitos aspectos positivos. Ao mesmo tempo, seu setor financeiro se desenvolveu muito rapidamente e tem muitas das mesmas premissas que foram feitas até a última crise financeira ", acrescentou.

Uma nova crise financeira na escala do que começou nos Estados Unidos há uma década não poderia ser descartada se banqueiros e reguladores se tornarem complacentes, advertiu Carney.

"Poderia algo assim acontecer de novo?", disse ele. "Poderia haver um gatilho para uma crise - se formos complacentes, é claro que sim."

No entanto, os bancos britânicos passaram a ser obrigados a manter um capital significativamente maior para proteger a si e ao público contra as recessões do que há dez anos, acrescentou.