Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Não rasguem o Reino Unido, pede May a líderes da UE sobre o Brexit

19/09/2018 20h47

Por Elizabeth Piper e Gabriela Baczynska

SALZBURGO, Áustria (Reuters) - A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, pediu nesta quarta-feira que líderes europeus derrubem exigências inaceitáveis para o Brexit, que disse que podem rasgar o Reino Unido, e pediu para o bloco responder de acordo com seu plano.

Durante evento em Salzburgo, May tentou conquistar os líderes da União Europeia perguntando-lhes o que farão se fariam se fossem solicitados a aceitar uma "separação legal" de seus países – algo que ela diz que a UE está pedindo ao insistir que a Irlanda do Norte permaneça sob regras econômicas da UE.

Isso pode ser uma estratégia de alto risco. Autoridades da UE novamente disseram que o Reino Unido precisa alterar sua própria posição sobre o que se tornou conhecido como recuo irlandês – como evitar levantar postos fronteiriços entre a província britânica e a Irlanda membro da UE – assim como sobre a futura cooperação econômica após o Brexit em março.

Uma fonte do governo sugeriu que o Reino Unido apresentará outras propostas para tentar fechar um acordo sobre a Irlanda do Norte no devido tempo, mas May até agora tem relutado em deixar o plano de Chequers, feito em sua casa de campo em julho.

Com pouco mais de seis meses para o dia do Brexit, ambos lados concordam em um ponto – que o tempo está se esgotando para assegurar um acordo que irá marcar a maior mudança política do Reino Unido em quase meio século.

"Acredito que apresentei propostas sérias e trabalháveis. É claro que não iremos concordar em cada detalhe, mas espero que vocês respondam de acordo", May estava pronta para dizer a outros líderes no teatro Felsenreitschule.