IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grã-Bretanha pede maior envolvimento da UE com Brexit

22/09/2018 12h11

Por Alistair Smout

LONDRES (Reuters) - A Grã-Bretanha afirmou no sábado que não vai sucumbir nas negociações do Brexit e novamente pediu a seus parceiros da União Europeia que se envolvam em suas propostas, enquanto ministros em Paris e Berlim sugeriram que o próximo passo nas negociações deve vir de Londres.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, exigiu respeito e novas propostas dos líderes da União Europeia, dizendo que depois de uma cúpula na Áustria as negociações chegaram a um impasse --uma posição reforçada por seu ministro das Relações Exteriores no sábado, mesmo que isso signifique a saída do bloco em março, sem um acordo.

"Se a opinião da UE é que apenas dizendo não a todas as propostas feitas pelo Reino Unido, eventualmente iremos capitular e acabar com a opção da Noruega ou mesmo com a permanência na UE ... então eles fizeram um julgamento profundamente equivocado do povo britânico", disse Jeremy Hunt à rádio BBC.

"Podemos ser educados, mas temos limites. E eles precisam se envolver conosco agora com seriedade."

A posição desafiadora de May foi bem recebida no sábado por muitos na imprensa britânica que consideraram a cúpula de Salzburgo um fracasso para ela. O Daily Express disse que era "a melhor hora de May".