IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Crescimento do PIB dos EUA no 2º trimestre fica em 4,2%, inalterado ante estimativa anterior

Lucia Mutikani

27/09/2018 09h39

WASHINGTON, 27 Set (Reuters) - O crescimento econômico dos Estados Unidos acelerou no segundo trimestre em seu ritmo mais rápido em quase quatro anos, assim como estimado anteriormente, colocando a economia no caminho para atingir a meta de 3% de crescimento anual do governo do presidente Donald Trump.

O Produto Interno Bruto (PIB) aumentou a uma taxa anualizada de 4,2%, disse o Departamento de Comércio nesta quinta-feira (27), em sua terceira estimativa de crescimento do PIB para o trimestre de abril a junho. Esse foi o ritmo mais rápido desde o terceiro trimestre de 2014 e inalterado em relação à estimativa divulgada em agosto.

Leia também:

A economia cresceu a um ritmo de 2,2% no período de janeiro a março. As revisões para cima de gastos em estruturas residenciais e em bens não-duráveis, como a gasolina, foram compensadas por um rebaixamento do investimento em estoques.

A economia expandiu 3,2% no primeiro semestre de 2018. O crescimento no segundo trimestre foi impulsionado pelo pacote de corte de impostos de US$ 1,5 trilhão do governo Trump, que alavancou os gastos do consumidor depois de quase estagnarem no início do ano.

Houve um carregamento antecipado das exportações de soja para a China para evitar as tarifas de retaliação, o que também impulsionou o crescimento. Os economistas esperavam que o crescimento do PIB no segundo trimestre não fosse revisado a um ritmo de 4,2%.