PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

Alemanha avança para solução sobre poluição por diesel, diz fonte

28/09/2018 15h56

Por Gernot Heller

BERLIM (Reuters) - O governo alemão está próximo de encontrar uma solução para combater a poluição causada por veículos a diesel, mas ainda não há acordo, disse uma fonte do governo depois que a chanceler Angela Merkel presidiu uma reunião nesta sexta-feira em Berlim.

Detalhes finais de um acordo que visa evitar a proibição de veículos mais antigos nas ruas da cidade devem ser elaborados quando os líderes da coalizão de conservadores e social-democratas de centro-esquerda de Merkel se reunirem na segunda-feira.

"Estamos no bom caminho", disse a fonte à Reuters. "Existem apenas detalhes que precisam ser esclarecidos."

Merkel estabeleceu o fim de setembro como prazo final para encontrar uma maneira de combater a poluição causada por veículos a diesel e evitar mais proibições à direção em cidades que estão sendo forçadas pelos tribunais a tomar medidas para melhorar a qualidade do ar.

No entanto, o governo está dividido sobre como lidar melhor com o problema, com o ministro dos Transportes, Andreas Scheuer, alinhando-se com as montadoras para pedir incentivos para encorajar proprietários de modelos mais antigos a trocá-los por carros mais novos e menos poluentes.

Enquanto isso, a ministra do Meio Ambiente, Svenja Schulze, pediu reformas de hardware em modelos mais antigos - uma opção que a indústria diz ser viável apenas em alguns casos, mas que afetaria o consumo de combustível e o desempenho em outros.

"Nós diminuímos significativamente nossas diferenças na reunião de hoje", disse o vice-ministro do Meio Ambiente, Florian Pronold, apoiando o pedido de seu ministério por modernizações e dizendo elas deveriam ser pagas pelos fabricantes.

(Por Gernot Heller)