Alemanha avança para solução sobre poluição por diesel, diz fonte
Por Gernot Heller
BERLIM (Reuters) - O governo alemão está próximo de encontrar uma solução para combater a poluição causada por veículos a diesel, mas ainda não há acordo, disse uma fonte do governo depois que a chanceler Angela Merkel presidiu uma reunião nesta sexta-feira em Berlim.
Detalhes finais de um acordo que visa evitar a proibição de veículos mais antigos nas ruas da cidade devem ser elaborados quando os líderes da coalizão de conservadores e social-democratas de centro-esquerda de Merkel se reunirem na segunda-feira.
"Estamos no bom caminho", disse a fonte à Reuters. "Existem apenas detalhes que precisam ser esclarecidos."
Merkel estabeleceu o fim de setembro como prazo final para encontrar uma maneira de combater a poluição causada por veículos a diesel e evitar mais proibições à direção em cidades que estão sendo forçadas pelos tribunais a tomar medidas para melhorar a qualidade do ar.
No entanto, o governo está dividido sobre como lidar melhor com o problema, com o ministro dos Transportes, Andreas Scheuer, alinhando-se com as montadoras para pedir incentivos para encorajar proprietários de modelos mais antigos a trocá-los por carros mais novos e menos poluentes.
Enquanto isso, a ministra do Meio Ambiente, Svenja Schulze, pediu reformas de hardware em modelos mais antigos - uma opção que a indústria diz ser viável apenas em alguns casos, mas que afetaria o consumo de combustível e o desempenho em outros.
"Nós diminuímos significativamente nossas diferenças na reunião de hoje", disse o vice-ministro do Meio Ambiente, Florian Pronold, apoiando o pedido de seu ministério por modernizações e dizendo elas deveriam ser pagas pelos fabricantes.
(Por Gernot Heller)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.