Banco do Brasil lidera ranking do BC de queixas de clientes no 3º tri
SÃO PAULO (Reuters) - O Banco do Brasil recebeu o maior número de reclamações de clientes no terceiro trimestre, entre as grandes instituições financeiras no país, de acordo com ranking elaborado pelo Banco Central divulgado nesta segunda-feira.
O banco público teve 1.590 reclamações consideradas "procedentes" pelo Banco Central, o que levou a instituição a registrar um índice de reclamações de 25,22 --o mais alto para os bancos com mais de 4 milhões de clientes, colocando-o no primeiro lugar do ranking. Segundo a metodologia do BC, o índice é obtido pela divisão das queixas pelo número de clientes multiplicado por um milhão.
A oferta de informações de forma inadequada e irregularidades sobre confiança e integridade de serviços, incluindo cartões de crédito, responderam por 30 por cento do total das queixas contra o BB.
O Bradesco ocupou a segunda posição do ranking, com 2.151 reclamações, número maior que as queixas contra o Banco do Brasil, mas que deixou o banco privado com índice de 22,55, abaixo do BB.
Em terceiro lugar no ranking veio o Santander Brasil, com 933 reclamações procedentes contra normas fixadas pelo BC, com índice de 22,10. No trimestre anterior, o banco espanhol liderou o ranking.
A Caixa Econômica Federal, com índice 21,64 e 1.950 reclamações, ficou em quarto lugar e o Itaú veio em quinto, com 1.393 reclamações e índice 18,18, de acordo com dados publicados pelo Banco Central.
Procurado, o Banco do Brasil não se pronunciou imediatamente sobre o resultado do ranking do BC.
(Por Iuri Dantas)
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