IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Saudi Aramco investirá em projeto de refinaria no leste da China

18/10/2018 18h02

Por Meng Meng e Florence Tan

ZHOUSHAN, China/CINGAPURA (Reuters) - A gigante do petróleo estatal Saudi Aramco assinou um acordo nesta quinta-feira para investir no projeto de uma refinaria petroquímica no leste da China, como parte da sua estratégia para expandir suas operações downstream pelo mundo.

O memorando de entendimento entre a empresa e a província de Zhejiang inclui planos para investir em uma nova refinaria e co-operar em oferta, armazenamento e comércio do óleo, de acordo com detalhes divulgados pelo governo de Zhoushan após a cerimônia de assinatura na cidade ao sul de Xangai.

A Zhejiang Petrochemical, 51 por cento detida pela gigante têxtil Zhejiang Rongsheng Holding Group , está construindo uma refinaria com capacidade de 400 mil barris por dia e unidades petroquímicas associadas que devem começar a operar no fim deste ano.

Esse é o terceiro projeto na China pelo qual a Saudi Aramco se interessou, à medida em que procura garantir mercados para a sua oferta de óleo no longo prazo e produzir combustível e petroquímicos para suprir a crescente demanda na Ásia, além de amenizar o risco da desaceleração do consumo de petróleo.

(Por Meng Meng e Florence Tan)