IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Fala de Eduardo Bolsonaro é "golpista", diz decano do STF em declaração à Folha

22/10/2018 08h45

(Reuters) - O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal, classificou de "inconsequente e golpista" a declaração do deputado federal eleito Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) de que bastam um soldado e um cabo para fechar o STF, segundo o jornal Folha de S.Paulo desta segunda-feira.

"Essa declaração, além de inconsequente e golpista, mostra bem o tipo (irresponsável) de parlamentar cuja atuação no Congresso Nacional, mantida essa inaceitável visão autoritária, só comprometerá a integridade da ordem democrática e o respeito indeclinável que se deve ter pela supremacia da Constituição da República!!!", disse o ministro em declaração escrita enviada ao jornal.

"Votações expressivas do eleitorado não legitimam investigadas contra a ordem político-jurídica fundada no texto da Constituição! Sem que se respeitem a Constituição e as leis da República, a liberdade e os direitos básicos do cidadão restarão atingidos em sua essência pela opressão do arbítrio daqueles que insistem em transgredir os signos que consagram em nosso sistema político, os princípios inerentes ao Estado democrático de Direito", acrescentou.

Flávio Bolsonaro, filho do candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, disse em um vídeo que viralizou nas redes sociais no domingo que para fechar o STF basta uma soldado e um cabo. Não ficou claro quando o vídeo foi gravado.

((Redação Rio de Janeiro; 55 21 2223-7128))