IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Industriais dos EUA dizem que tarifas pressionam preços, diz Fed

24/10/2018 15h18

Por Jason Lange

WASHINGTON (Reuters) - As fábricas dos Estados Unidos aumentaram seus preços por causa de tarifas, embora a inflação pareça modesta ou moderada na maior parte do país, disse o Federal Reserve nesta quarta-feira em seu relatório mais recente sobre a economia.

O banco central dos EUA também disse em seu último relatório "Livro Bege" que a economia aparenta estar crescendo modesta a moderadamente e que empresas em diversos setores notaram escassez de trabalhadores.

O relatório, uma fotografia da economia retirada de discussões com contatos dos 12 Feds regionais no setor privado entre setembro e meados de outubro, detalha preocupações dos empresários sobre a guerra comercial da administração Trump com a China e tensões com outros grandes parceiros comerciais.

"Industriais informaram que aumentaram preços de produtos finais por necessidade", disse o Fed, acrescentando que a razão dada para os aumentos de preços foram custos maiores de materiais básicos como aço, "que eles atribuíram a tarifas".

Ao mesmo tempo, o Fed sinalizou que pressões inflacionárias não parecem muito altas. "Os preços continuaram subindo, crescendo a um ritmo modesto a moderado em todos os distritos."

O Fed aumentou a taxa de juros três vezes este ano em uma tentativa de impedir que os preços subam muito rápido. É amplamente esperada uma outra alta em dezembro.

O presidente Donald Trump impôs tarifas sobre importados de uma variedade de parceiros comerciais, incluindo a China, a União Europeia, o Canadá e o México, provocando retaliação contra exportações dos EUA.

Entre industriais no distrito do Fed de Dallas, que é largamente centrado no Texas, o Fed disse: "Aproximadamente 60 por cento dos contatos disseram que as tarifas anunciadas e/ou implementadas neste ano resultaram em aumento de custos de insumos".

Na região meio-oeste de Chicago, "contatos de varejo de numerosos setores indicaram que eles esperam que os consumidores vejam o impacto das tarifas dos EUA sobre importados no início de 2019", de acordo com o relatório do Fed.

Apesar das tensões comerciais, o Fed disse que um mercado de trabalho apertado tornou difícil para empregadores encontrarem trabalhadores qualificados, como "engenheiros, profissionais de engenharia, construção e manufatura, profissionais de propriedade intelectual e motoristas de caminhão."

(Reportagem de Jason Lange)