Custos com lançamentos e tarifas pesam sobre resultado da Volvo Cars no 3ºtri
(Reuters) - A montadora sueca Volvo Cars, que adiou os planos de abrir capital neste ano, reportou uma queda de quase 50 por cento o resultado operacional do trimestre, prejudicada pelos custos de lançamentos de produtos e pelo impacto das tarifas mais altas.
A companhia, que pertence à chinesa Geely, informou que o resultado operacional caiu para 1,84 bilhão de coroas suecas (201,5 milhões de dólares) no trimestre encerrado em 30 de setembro, ante 3,67 bilhões de coroas suecas no ano anterior.
Montadoras emitiram uma série de alertas nas últimas semanas, com a introdução de regulamentações europeias mais rígidas sobre as emissões de poluentes prejudicando ainda mais as perspectivas para a indústria automobilística, que já está enfrentando o impacto de uma guerra comercial crescente e da desaceleração do crescimento no mercado chinês.
A Volvo disse nesta sexta-feira que a desaceleração do crescimento econômico e a intensificação dos desafios comerciais prejudicaram a demanda por carros de passeio na China, mas o apetite do consumidor em seu maior mercado permaneceu forte para seus modelos premium.
A fabricante prevê continuidade do forte lucro e do crescimento da receita e das vendas de varejo em 2018, apoiado por sua carteira de produtos renovada e menores despesas de capital.
No entanto, o presidente-executivo Hakan Samuelsson disse que a tensão comercial entre os EUA e a China continua sendo uma preocupação para a empresa.
A montadora, que abriu sua primeira fábrica nos EUA este ano e agora está aumentando a produção do S60, disse que ajustou os preços em certos mercados, realocou veículos para outros mercados e reestruturou suas linhas de produção em resposta a tarifas mais altas.
(Por Esha Vaish e Bhargav Acharya)
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