IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações da Red Hat saltam e IBM recua após acordo de fusão

29/10/2018 10h51

Por Pushkala Aripaka

(Reuters) - A compra da Red Hat pela IBM em um negócio de 34 bilhões de dólares fazia as ações da produtora de software dispararem 50 por cento nesta segunda-feira, refletindo o enorme prêmio que a IBM está pagando para afastar quaisquer potenciais concorrentes.

A 175 dólares, as ações da Red Hat ainda são negociadas em torno de 15 dólares a menos do preço de 190 acordado pelas duas empresas no anúncio de domingo, e analistas disseram que isso indicava algum nervosismo entre os investidores sobre as chances de realização do acordo.

A taxa de desistência do acordo, que estaria entre as maiores já registradas no setor de tecnologia, ainda não foi anunciada, mas impede a Red Hat de flertar com outros compradores.

As ações da IBM caíam cerca de 5 por cento com a notícia do negócio, uma sugestão de que os investidores estavam preocupados com o fato de que, com 10 vezes as vendas projetadas em 2019, a empresa havia pago um valor muito alto pelo negócio.

A presidente-executiva da IBM, Ginni Rometty, disse à CNBC em entrevista nesta segunda-feira que ela sentiu que o acordo foi feito pelo preço certo.

"Este é um preço muito justo... (o presidente-executivo da Red Hat, Jim Whitehurst) construiu uma grande empresa e, ao contrário de outros, tem alto crescimento, alto lucro e caixa, e essas são coisas importantes para nossos investidores."

Analistas da Stifel disseram em nota que "Google, Amazon e Microsoft (e potencialmente Oracle) têm as motivações estratégicas e os recursos financeiros para consumar tal transação e não ficaríamos surpresos se um deles fizer uma oferta concorrente".

NUVEM HÍBRIDA

Rometty disse à Reuters no domingo que o crescente uso de serviços de computação em nuvem de vários provedores foi a força motriz por trás do acordo, juntamente com o surgimento da chamada nuvem híbrida, na qual as empresas executam alguns de seus softwares em seus próprios centros de dados e outros elementos em centrais de processamento gerenciadas por empresas como IBM, Amazon Web Services ou Google.

Ao comprar a Red Hat, a IBM terá montado uma divisão de computação em nuvem que inclui servidores físicos, seu próprio sistema operacional e aplicativos como software de recursos humanos.

Mas a entidade combinada também venderá softwares que rodam no próprio hardware dos clientes e em outras centrais de dados. Isso a colocará em concorrência direta com empresas como a Microsoft, que tem um portifólio semelhante de serviços de software e de processamento de dados.

(Por Pushkala Aripaka)