IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

SAP comprará empresa de monitoramento de sentimento Qualtrics por US$8 bi

12/11/2018 10h16

Por Douglas Busvine

FRANKFURT (Reuters) - A desenvolvedora de softwares alemã SAP comprará a Qualtrics International por 8 bilhões de dólares em dinheiro, antecipando uma listagem planejada de ações da empresa norte-americana especializada em monitorar o sentimento online.

O acordo ajudará a empresa de tecnologia mais valiosa da Europa a fortalecer sua oferta de software de gerenciamento de relacionamento com clientes, um foco do presidente-executivo, Bill McDermott, na corrida com Salesforce e Oracle.

Anunciado na noite de domingo, o acordo é a maior aquisição da SAP desde que comprou a empresa de gerenciamento de viagens e despesas Concur por 8,3 bilhões de dólares em 2014.

A Qualtrics registra e analisa dados sobre marcas e produtos de fontes em tempo real, incluindo mídias sociais e email, e deve fornecer aos clientes da SAP melhores informações sobre a experiência de seus próprios clientes.

A empresa, que tem 9 mil clientes, principalmente nos Estados Unidos, espera que a receita ultrapasse 400 milhões de dólares este ano e projeta uma taxa de crescimento acima de 40 por cento, sem incluir potenciais sinergias que possam surgir por fazer parte da SAP.

A SAP provê que sua própria receita cresça este ano entre 7,5 e 8,5 por cento, para mais de 25 bilhões de euros.

McDermott disse que uma vez que o acordo fechado, a SAP alcançaria o crescimento mais rápido de receita de qualquer empresa na indústria de software de aplicação empresarial, estimando um aumento de dois dígitos na receita da desenvolvedora.

A SAP atualizará sua previsão após o fechamento do negócio, o que é esperado para o primeiro semestre de 2019.

(Por Douglas Busvine)