IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Crescimento alemão vai se recuperar no final do ano, diz BC

19/11/2018 10h41

FRANKFURT (Reuters) - O crescimento da Alemanha vai se recuperar depois de um terceiro trimestre fraco, uma vez que a economia enfrenta questões pontuais que atrasaram o país nos meses de verão (do hemisfério norte), disse o banco central alemão em um relatório econômico mensal nesta segunda-feira.

O PIB da maior economia da zona do euro caiu 0,2 por cento no último trimestre, com a queda dando-se quase que inteiramente por causa da fraqueza da indústria automobilística, que teve dificuldades para se ajustar aos novos requisitos de testes de emissões.

"Até o final do ano, a economia alemã deve se expandir com força novamente", disse o Bundesbank. "A capacidade geral de produção econômica continuará a ser utilizada muito acima da média".

O banco central acrescentou que o crescimento do emprego é sólido e que a demanda de trabalho continua alta, mesmo com a economia já lutando com a escassez de mão-de-obra, o que elevou os salários.

Ainda assim, o crescimento global parece ter desacelerado, acrescentou o Bundesbank, observando que as economias avançadas, em particular, parecem ter perdido o ímpeto.