IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brent sobe acima de US$63 o barril apesar de preocupações com oferta

21/11/2018 08h41

Por Alex Lawler

LONDRES (Reuters) - Os contratos futuros do petróleo Brent subiam para mais de 63 dólares o barril nesta quarta-feira, recuperando parte da queda de mais de 6 por cento registrada nas sessão anterior, com os preços sendo impulsionados na sessão por notícias de um declínio inesperado nos estoques de petróleo dos Estados Unidos.

O petróleo Brent subia 1,13 dólar, ou 1,81 por cento, a 63,66 dólares por barril, às 8:31 (horário de Brasília).

O petróleo dos Estados Unidos avançava 1,09 dólar, ou 2,04 por cento, a 54,52 dólares por barril.

O Instituto Americano de Petróleo informou na terça-feira que os estoques de petróleo dos EUA caíram 1,5 milhão de barris nas semana passada, diminuindo momentaneamente as preocupações de que o excesso de oferta está aumentando.

No entanto, a alta desta quarta-feira ainda era pouco para reverter a fraqueza geral do mercado.

O petróleo caiu mais de 6 por cento na sessão anterior e as ações nos mercados globais caíram à medida que os investidores ficaram mais preocupados com as perspectivas de crescimento econômico.

O Brent caiu mais de 25 por cento desde que alcançou a máxima de quatro anos de 86,74 dólares por barril em 3 de outubro, refletindo a preocupação com as previsões de desaceleração da demanda em 2019 e o fornecimento recorde da Arábia Saudita, Rússia e Estados Unidos.

A Opep, além da Rússia e outros produtores aliados, está considerando realizar um corte de oferta entre 1 milhão de barris por dia (bpd) e 1,4 milhão de bpd em uma reunião de 6 de dezembro, disseram fontes familiarizadas com a questão.