Superintendência do Cade recomenda arquivamento de ação aberta por Buscapé contra Google
SÃO PAULO (Reuters) - A Superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou o arquivamento de uma ação aberta pela empresa brasileira controladora do site de comparação de preços Buscapé contra o Google, segundo despacho publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira.
De acordo com o parecer do órgão antitruste, a recomendação foi feita "em virtude da inexistência de indícios de infração à ordem econômica".
No caso, iniciado em 2011, a E-Commerce Media Group Informação e Tecnologia, responsável pelos sites de comparação de preço Buscapé e Bondfaro, denunciou conduta anticompetitiva praticada pela filial brasileira do Google. A empresa alegou que o grupo norte-americano privilegiava o "Google Shopping nas primeiras posições da primeira página dos resultados das 'buscas orgânicas' do Google Busca". Segundo a E-Commerce, isso "faz com que comparadores de preço rivais do Google Shopping percam audiência, cliques e receita, do que resultam preços maiores para o consumidor final".
Enquanto isso, na avaliação do Google, "a exibição de resultados do Google Shopping é uma inovação benéfica para o consumidor que não viola a Lei Antitruste", segundo versão pública de nota técnica do caso disponibilizada pelo Cade.
Na nota, a superintendência do Cade reconhece que os comparadores de preços perderam "alguma relevância nos últimos anos comparativamente ao Google Shopping e aos marketplaces", mas afirma que não é possível atribuir isso às práticas adotadas pelo Google, controlado pela Alphabet
Para mais informações, consulte: https://bit.ly/2A8SQBD
(Por Alberto Alerigi Jr.)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.