IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Arábia Saudita tem produção recorde de petróleo em meio à pressão de Trump

26/11/2018 11h40

Por Rania El Gamal

DHAHRAN, Arábia Saudita (Reuters) - A Arábia Saudita elevou a produção de petróleo a uma máxima histórica em novembro, disse uma fonte da indústria nesta segunda-feira, enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, pressionava o reino para evitar cortes de produção em uma reunião da Opep na semana que vem.

A reunião, na qual membros da Opep vão considerar como deter um declínio nos preços do petróleo, virá dias depois que líderes dos principais produtores mundiais de petróleo --o presidente russo Vladimir Putin, o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e Trump-- viajam à Argentina para uma cúpula do G20 nesta semana.

A fonte do setor, que está familiarizada com o assunto, disse que a produção de petróleo da Arábia Saudita atingiu entre 11,1 milhões e 11,3 milhões de barris por dia (bpd) em novembro, embora não esteja claro qual será a produção média até o fim do mês.

Esses níveis representam uma alta de cerca de 0,5 milhão de barris/dia --equivalente a 0,5 por cento da demanda global-- ante outubro e mais de 1 milhão de barris/dia acima do início de 2018, quando Riad cortou a produção junto com outros membros da Opep.

(Por Rania El Gamal)