IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ibovespa fecha em forte alta com Petrobras em destaque por expectativa sobre cessão onerosa

27/11/2018 18h05

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista fechou com o Ibovespa em forte alta nesta terça-feira, favorecido principalmente pelo avanço das ações da Petrobras, com as preferenciais saltando mais de 5 por cento após senadores considerarem votar o projeto que trata da cessão onerosa ainda nesta semana.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 2,74 por cento, a 87.891,18 pontos. O giro financeiro da sessão somou 14,7 bilhões de reais, ficou acima da média do ano, de 12 bilhões de reais.

A alta nesta sessão colocou o Ibovespa novamente no azul no acumulado do mês, com variação positiva de 0,5 por cento. No ano, o ganho alcança 15 por cento.

Após recuar mais de 2 por cento nas duas sessões anteriores, o Ibovespa abriu com tom mais positivo, com agentes financeiros mais calmos diante da trégua do mercado de câmbio, com o Banco Central anunciando leilão de linha para dar liquidez, após o dólar ter fechado a 3,9175 reais na segunda-feira.

Nesta sessão, o dólar recuou 1,04 por cento, a 3,8767 reais na venda.

Preocupações com o embate comercial entre Estados Unidos e China não foram suficientes para minar a recuperação local, com operadores citando também compras de estrangeiros, que têm se mostrado mais defensivos em relação às ações brasileiras.

Dados da B3 mostram que o saldo de capital externo no segmento Bovespa está negativo em mais de 4 bilhões de reais em novembro até o dia 23, último dado disponível, com as saídas líquidas no ano somando quase 10 bilhões de reais.

Na véspera, estrangeiros reduziram a posição vendida em contratos futuros do Ibovespa (normal e mini) em 19.154 ativos, para 135.488 mil contratos.

O índice ganhou fôlego à tarde, em meio a notícias sobre avanços nas discussões para a votação do projeto de cessão onerosa, que pode viabilizar um leilão de áreas de petróleo no qual a União arrecadaria bilhões de reais, com chance de beneficiar também a Petrobras, a depender do desfecho da revisão do contrato de cessão onerosa da empresa com o governo.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN fechou em alta de 5,28 por cento, após declarações de parlamentares, incluindo do presidente do Senado, de que um acordo para votar o projeto que trata da cessão onerosa está muito próximo. PETROBRAS ON avançou 3,39 por cento, apesar da fraqueza do petróleo.

- BRADESCO PN subiu 4,09 por cento, para 37,67 reais, máxima histórica, e ITAÚ UNIBANCO PN avançou 3,38 por cento, com o setor financeiro em dia positivo. B3 teve acréscimo de 6,33 por cento, com dados operacionais de novembro do segmento Bovespa, mostrando volume diário acima da média no ano.

- COPEL PNB saltou 7,44 por cento, a 31,91 reais, maior cotação de fechamento em dois anos, um dia após evento da companhia paranaense de energia com analistas e investidores em Nova York, que contou com a presença do governador eleito do Paraná, Ratinho Junior. Na máxima, chegaram a 32,49 reais.

- ELETROBRAS ON e ELETROBRAS PNB subiram 4,37 e 4,71 por cento, respectivamente, após decisão judicial favorável à venda de distribuidoras da elétrica estatal. Ainda no setor elétrico, ENGIE BRASIL subiu 4,69 por cento, a 43,55 reais, recorde de fechamento, favorecida por melhora na recomendação para 'overweight' pelo JPMorgan.

- SUZANO caiu 2,32 por cento, com a queda do dólar ditando realização de lucros nos papéis da fabricante de celulose.

- VALE recuou 0,4 por cento, acompanhando sessão negativa para mineradoras também na Europa.

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em

(Por Paula Arend Laier)