IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Norwegian Air desafia "monopólio" com voo Londres-Rio de Janeiro

27/11/2018 15h56

Por Marcelo Rochabrun

SÃO PAULO (Reuters) - A companhia aérea Norwegian Air planeja iniciar voos entre Londres e o Rio de Janeiro em março, afirmando que vai quebrar o que chama de "monopólio" da British Airways entre as duas cidades.

A rota que ligará o aeroporto londrino de Gatwick ao Rio de Janeiro vai começar a ser operada em 31 de março pela Norwegian, com quatro frequências semanais e passagens a partir de 1.200 reais cada trecho, informou a empresa nesta terça-feira.

A British Airways atualmente opera o trajeto para o Rio de Janeiro sem concorrência e compartilha com a Latam Airlines a rota Londres São Paulo.

O presidente-executivo da Norwegian, Bjorn Kjos, afirmou que a companhia aérea poderá explorar mais adiante ter voos entre São Paulo e Londres no futuro.

"Esta seria nossa próxima cidade", disse Kjos a jornalistas. Ele acrescentou que a companhia aérea não está buscando ainda atuar no mercado doméstico brasileiro, dividido por Gol, Latam, Azul e Avianca.

O ministro do Turismo do Brasil, Vinicius Lummertz, afirmou em setembro que a Norwegian estava interessada em operar voos dentro do Brasil.

Atualmente, a lei brasileira proíbe empresas internacionais de operar voos dentro do país pois elas não podem ter mais que 20 por cento de empresas aéreas locais. Uma legislação que permite que uma empresa aérea estrangeira tenha até 100 por cento de uma aérea nacional está parada no Congresso há meses.

A British Airways é controlada pela International Consolidated Airlines (IAG), que possui cerca de 4 por cento da Norwegian e tem cortejado a companhia aérea norueguesa sobre uma possível aquisição.

O presidente-executivo da IAG, Willie Walsh, afirmou mais cedo neste mês que a companhia ainda estava avaliando a Norwegian, mas que o interesse pela empresa tinha diminuindo.