Banco central da Turquia mantém taxa de juros inalterada após alívio inflacionário
ISTAMBUL (Reuters) - O banco central da Turquia manteve a taxa de juros inalterada nesta quinta-feira, como esperado, diminuindo as preocupações dos investidores em relação a um afrouxamento precoce após o pico de inflação de 15 anos devido a uma lira mais forte e medidas do governo.
A taxa de recompra de uma semana permaneceu em 24 por cento, um aumento de 11,25 pontos percentuais desde o início deste ano. Todos os 20 economistas consultados pela Reuters esperavam que o banco central mantivesse sua taxa de recompra de uma semana estável.
A inflação anual diminuiu em novembro em relação ao seu nível mais alto em uma década e meia devido a cortes de impostos, produtos com desconto e uma lira mais forte. Isso provocou temores entre os investidores quanto ao afrouxamento precoce da política monetária.
Preocupações sobre a independência do banco central e uma divergência diplomática com os Estados Unidos desencadearam uma crise cambial neste ano, derrubando a lira em mais de 45 por cento contra o dólar em determinado momento e aprofundando a preocupação sobre o impacto mais amplo sobre a economia e os bancos.
A lira, que recuperou algumas perdas, ainda está em queda de quase 30 por cento este ano. A moeda se firmou até 5,3050 contra o dólar após a decisão, de 5,3560 por dólar antes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.