IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Exxon e BHP desenvolverão projeto de gás natural na Austrália

13/12/2018 16h05

(Reuters) - A Exxon Mobil e a BHP Billiton disseram nesta quinta-feira que aprovaram o desenvolvimento do campo de gás West Barracouta, na Bacia Gippsland, na Austrália, para trazer uma nova oferta de gás para o mercado doméstico australiano.

A Exxon disse que o projeto, localizado no Estado de Victoria, faz parte do seu investimento contínuo na Bacia de Gippsland, uma área rica em petróleo e gás. A BHP investirá cerca de 200 milhões de dólares australianos (144,36 milhões de dólares) no campo de gás, informou a maior mineradora do mundo em comunicado separado.

O aumento dos preços do gás natural se tornou uma questão política na Austrália, conforme consumidores domésticos e manufaturas reclamam dos custos mais altos, especialmente na costa leste, a mais populosa do país.

A joint venture na Bacia de Gippsland continua a suprir cerca de 40 por cento da demanda de gás natural da costa leste australiana, disse a Exxon, acrescentando que o projeto de engenharia de ponta está completo.

"O projeto de West Barracouta é um investimento importante, apoiado por fortes fatores econômicos e níveis de retorno, que desbloqueará uma fonte de gás de alta qualidade e ajudará a compensar o declínio da produção no Estreito de Bass, em um momento vital para o mercado da costa leste", disse Graham Salmond, diretor geral da BHP Petroleum Australia.

(Por Devika Syamnath)