IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BC vê alta de 6% no estoque de crédito brasileiro em 2019

20/12/2018 08h54

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central divulgou nesta quinta-feira que vê um crescimento do crédito acelerando a 6% em 2019, na primeira previsão que fez para o próximo ano, avanço guiado sobretudo pela alta no saldo de financiamentos a famílias e pelo fôlego no segmento de crédito livre.

A estimativa, divulgada no Relatório Trimestral de Inflação da autoridade monetária, é de que o estoque de crédito às pessoas físicas irá subir 7% no ano que vem, em linha com a aceleração do consumo das famílias.

Para as empresas, a perspectiva é de expansão de 5%, "influenciada, entre outros fatores, pela continuidade do processo de captação de recursos por parte das empresas nos mercados externo e de capitais em substituição aos recursos do sistema financeiro nacional".

Para o estoque de crédito livre, o BC calculou alta de 10,5% em 2019. Para o crédito direcionado, a conta é de avanço de apenas 1%.

No documento, o BC não mencionou nenhuma estimativa para o estoque de crédito em 2018. No relatório de setembro, o BC passara a ver avanço de 4% no saldo geral de financiamentos neste ano, sobre 3% antes, principalmente pela melhora nos financiamentos às pessoas jurídicas, movimento que é afetado pelo câmbio, que aumenta automaticamente os saldos nas operações denominadas em dólar.

(Por Marcela Ayres)