IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Anglo American retoma operações de minério de ferro no sistema Minas-Rio

21/12/2018 09h40

LONDRES(Reuters) - A Anglo American disse nesta sexta-feira que está retomando as operações de seu sistema Minas-Rio no Brasil, após uma paralisação de meses, que a companhia espera que gere uma perda de 320 milhões de dólares em Ebitda em 2018.

A Anglo American disse que, desde que receba as autorizações necessárias, espera que as operações alcancem gradualmente um ritmo de produção de 1,2 milhão de toneladas por mês, para uma produção de entre 16 e 19 milhões de toneladas de minério de ferro em 2019.

A perda esperada no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ficou no limite inferior de uma projeção anterior da Anglo, de entre 300 milhões de dólares e 400 milhões de dólares.

A companhia parou a produção na mina após dois vazamentos em março em seu mineroduto, que atravessa mais de 500 quilômetros de Minas Gerais até um porto no Rio de Janeiro.

Em novembro, a Reuters publicou que a companhia esperava que o mineroduto estivesse pronto para receber minério de ferro do Minas-Rio ao final daquele mês, o que abriria caminho para uma retomada das operações em dezembro.

A Anglo disse em seu comunicado nesta sexta-feira que a retomada das operações segue-se a uma extensa inspeção técnica e à substituição de um trecho de 4 quilômetros do gasoduto, onde ocorreram os vazamentos, e outras seções menores, onde anomalias foram descobertas.

A Anglo American também reduziu os intervalos para inspeções futuras para de dois em dois anos, ante a cada cinco anos anteriormente, e ajustou um sistema de monitoramento para seções críticas da estrutura.

"Uma extensa análise confirmou a boa condição do mineroduto e tomamos uma série de medidas preventivas para fornecer garantias adicionais a longo prazo", disse o CEO da Anglo, Mark Cutifani.

(Por Barbara Lewis)