IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Índices acionários europeus fecham com estabilidade a caminho de pior mês em anos

21/12/2018 15h51

Por Julien Ponthus e Josephine Mason

LONDRES (Reuters) - Os mercados acionários europeus fecharam estáveis ou com pequenas altas nesta sexta-feira, recuperando-se de fortes perdas mais cedo conforme declarações de um influente integrante do banco central dos Estados Unidos acalmaram preocupações sobre aumento nos custos de empréstimos e a ameaça de uma paralisação no governo dos EUA.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,03 por cento, depois de testar novas mínimas não vistas desde novembro de 2016 mais cedo na sessão.

Ainda assim, o índice está a caminho de seu pior desempenho mensal desde 2016 em meio a contínuas preocupações sobre desaceleração nos resultados corporativos e no crescimento econômico.

Comentários do presidente do Fed de Nova York, John Williams, de que o Federal Reserve está aberto a reavaliar sua visão ajudaram a acalmar investidores sobre os planos do banco central para altas de juros no próximo ano, mesmo diante de sinais de desaceleração da maior economia do mundo.

"Foi uma semana difícil para ações já que investidores estão preocupados com o estado da economia global, mas os comentários do John Williams, um banqueiro central dos EUA, ajudaram a aliviar um pouco as preocupações", disse David Madden, analista de mercado na CMC Markets UK.

Temores de que o Fed poderia cometer um erro de política monetária ao se ater a planos de elevar os juros em 2019 levaram investidores a abandonar ações e migrar para títulos, disse estrategistas do Bank of America Merrill Lynch nesta sexta-feira.