IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Guedes discute disputa comercial entre China e EUA em encontro com Langoni

11/01/2019 16h12

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, conversou nesta sexta-feira sobre o quadro econômico global e a disputa comercial entre China e Estados Unidos em encontro com o diretor do Centro de Economia Mundial da FGV e ex-presidente do Banco Central, Carlos Langoni.

"Discutimos apenas esse cenário mundial", disse Langoni à Reuters. "Falamos sobre China e Estados Unidos, importantes peças do tabuleiro global", completou ele a sobre reunião que ocorreu mais cedo no Rio de Janeiro.

Desde o ano passado, as duas maiores potências mundiais têm travado uma disputa comercial, com o anúncio de medidas tarifárias e ações de retaliação, dinâmica que lançou dúvidas sobre o crescimento econômico global. Em dezembro, contudo, os dois países acertaram uma trégua de 90 dias na guerra comercial, em uma tentativa de buscar uma acordo mais duradouro para encerrar as disputas comercias.

No início da semana, as delegações técnicas dos dois países encerraram três dias de negociações em Pequim, alimentando expectativas sobre um possível acordo entre as partes. Agora, autoridades dos EUA esperam que o principal negociador comercial da China visite Washington neste mês.

Guedes e Langoni são próximos e têm passagem pela Universidade de Chicago, conhecida como templo mundial do liberalismo econômico. Langoni é uma espécie de consultor informal do governo para assuntos internacionais. Guedes chegou a dizer, inclusive, que ele faria parte do governo, mas Langoni descartou a investida no mesmo dia, dizendo que se limitaria a colaborar à distância.

O ex-presidente do BC também defendeu a abertura da economia brasileira que está na pauta do novo governo. A avaliação é que o trabalho nesse front elevará o PIB potencial e a geração de empregos no Brasil.

"Podemos dar um salto com a abertura", afirmou Langoni.

O encontro ocorreu na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), onde o ministro da Economia tem um gabinete funcionando para reuniões e despachos no Rio de Janeiro.

Ainda nesta sexta-feira, Guedes tinha na agenda reuniões com Gustavo Franco, ex-presidente do BC e estrategista-chefe da Rio Bravo Investimentos, e com Fábio Abrahão, do Infra Partners.

(Por Rodrigo Viga Gaier)