IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vale tem aval do Cade para compra de ativos eólicos junto a fundo do Grupo Araripe

15/01/2019 16h50

SÃO PAULO (Reuters) - A mineradora Vale recebeu aval do órgão brasileiro de defesa da concorrência para a aquisição do controle de três ativos de energia eólica na Bahia junto ao fundo de investimentos Salus, controlado pelo Grupo Mário Araripe, dono da desenvolvedora de projetos eólicos Casa dos Ventos.

A aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, não prevê restrições à operação, que também envolve a venda à Vale de uma fatia nos ativos detida pela Ventos de São Januário.

Os valores envolvidos no negócio não foram divulgados no parecer do Cade sobre a transação, que também não cita a capacidade instalada dos empreendimentos negociados.

A aquisição envolve as empresas Ventos de São Bento Energias Renováveis, Ventos de São Galvão e Ventos de Santo Eloy, todas "em fase pré-operacional".

"A operação está alinhada com o objetivo do Grupo Vale de atender sua demanda por energia através da geração a partir de fontes renováveis tais como a eólica", afirmou o Cade, citando informações citadas pelas empresas.

O movimento ainda veio em momento em que a Vale tem avaliado a definição de uma meta de ter 100 por cento de sua demanda por energia atendida por fontes renováveis, conforme publicado pela Reuters no início de outubro do ano passado.

(Por Luciano Costa)