IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BHP tem queda de 9% na produção de minério de ferro no 2° tri

22/01/2019 10h35

MELBOURNE (Reuters) - A mineradora global BHP Group informou nesta terça-feira que sua produção de minério de ferro no segundo trimestre caiu 9 por cento e sinalizou um impacto negativo de 600 milhões de dólares devido a interrupções de produção em suas operações de minério de cobre e ferro.

A maior mineradora do mundo disse que interrupções de produção não planejadas nas minas de Olympic Dam, Spencer e Western Australia Iron Ore provavelmente causarão um impacto negativo na produtividade e apontou que deve revisar projeções quando divulgar seus resultados em 19 de fevereiro.

Em paralelo, a mineradora elevou sua previsão de produção de cobre para 2019 para entre 1,6 milhão e 1,7 milhão de toneladas, reforçada pela manutenção em seu portfólio da mina de cobre de Cerro Colorado, no Chile, depois que uma venda do ativo para a empresa de private equity EMR Capital não deu certo.

"Sim, a produção de minério de ferro pode ter sido um pouco menor, mas no geral eu diria que a produção estava amplamente em linha (com as expectativas)", disse um gestor de um fundo em Melbourne, que não quis se identificar.

"Eu pensaria nos 600 milhões de dólares mais como um custo de oportunidade que já conhecíamos desde o início do trimestre".

A produção de minério de ferro da BHP caiu para 66 milhões de toneladas durante os três meses encerrados em 31 de dezembro, em comparação com 72 milhões de toneladas há um ano, prejudicada por um descarrilamento forçado de um trem que causou uma interrupção no fornecimento.

A mineradora anglo-australiana até agora manteve suas projeções para o ano de 2019 em entre 273 milhões e 283 milhões de toneladas de minério de ferro de suas operações na Austrália Ocidental.

Em outros metais, a produção de cobre da BHP caiu 3 por cento, para 416 mil toneladas no trimestre, prejudicada por atividades de manutencão programada e por interrupções.