IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Caterpillar tem resultado abaixo do esperado no 4º tri, ações recuam

28/01/2019 13h30

Por Rajesh Kumar Singh e Rachit Vats

BANGALORE/CHICAGO (Reuters) - A Caterpillar publicou nesta segunda-feira resultado do quarto trimestre abaixo das expectativas de Wall Street, diante da queda na demanda da China, da valorização do dólar e de custos maiores de manufatura e frete. As ações do grupo de máquinas e equipamentos despencavam 9 por cento.

A companhia também previu lucro ajustado em 2019 de 11,75 a 12,75 dólares por ação, ante expectativa média de analistas de 12,73, segundo dados da IBES Refinitiv.

O presidente-executivo da Caterpillar, Andrew Bonfield, afirmou que o lucro deste ano será pressionado por impacto tributário maior nos Estados Unidos.

A Caterpillar, cujos resultados são um termômetro da atividade da economia global, foi beneficiada no ano passado pelo que o Fundo Monetário Internacional (FMI) chamou de maior pico de crescimento global desde 2010.

Mas a guerra comercial iniciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, contra parceiros como a China exacerbou os temores de uma desaceleração global.

Na semana passada, o FMI reduziu, pela segunda vez em três meses, a previsão de crescimento da economia mundial em 2019 e 2020. A redução ocorreu dias depois da China, um dos principais mercados da Caterpillar, ter divulgado o crescimento mais lento de sua economia em quase três décadas.

No quarto trimestre, a receita da Caterpillar cresceu em todos seus negócios regionais, com o maior aumento sendo registrado na América do Norte. Mas as vendas na divisão de construção na Ásia-Pacífico caíram com demanda menor na China.

A companhia teve lucro no quarto trimestre de 2,55 dólares por ação, abaixo da estimativa média de analistas de 2,99 dólares, segundo dados da Ibes Refinitiv. A receita total no período subiu 11 por cento na comparação anual, para 14,34 bilhões de dólares.

(Por Rajesh Kumar Singh e Rachit Vats)