IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo libera R$801,9 milhões em recursos do orçamento para Brumadinho

29/01/2019 20h27

BRASÍLIA (Reuters) - O governo federal liberou nesta terça-feira 801,9 milhões de reais previstos no orçamento para ações emergenciais de apoio a desastres, para serem usados em Brumadinho, onde uma barragem rompeu na semana passada.

"Já tem recurso que estava previsto, 800 e poucos milhões. Paulo Guedes já liberou isso. O ministro já tinha liberado, agora não se sabe o quanto vai ser usado disso aí", disse o presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, ao ser indagado se os recursos seriam verbas novas para Brumadinho.

O rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, explorada pela Vale, na última sexta-feira, deixou 84 mortos e outras 276 pessoas ainda estão desaparecidas.

O governo listou ações emergenciais para lidar com o caso, incluindo a antecipação do pagamento do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada e a liberação do FGTS de atingidos pelo desastre, até um limite de 6,2 mil reais cada.

Mourão levantou dúvidas sobre a necessidade das prisões de três funcionários da Vale e dois engenheiros da Tüv Süd, empresa alemã que fez a fiscalização da barragem em 2018.

Ele disse ser preciso ter cautela na apuração de responsabilidades e, questionou a decisão do Ministério Público de Minas Gerais de pedir as prisões.

"Não é que não concorde. Não tenho elementos para dizer que elas (as prisões) estão corretas ou não. Agora, você prender preventivamente dois engenheiros por 30 dias, tem que ter prova para isso aí, ou ter indícios muito fortes de que eles iriam apagar provas", questionou.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)