IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Casa Branca diz que Trump avalia possibilidades sobre prazo para acordo comercial com a China

13/02/2019 12h05

WASHINGTON (Reuters) - A secretária de Imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, afirmou nesta quarta-feira à Fox News que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está avaliando diferentes possibilidades sobre como tratar o prazo de 1 de março para alcançar um acordo comercial com a China, acrescentando que isso depende de os dois presidentes se encontrarem pessoalmente.

Os EUA vão elevar as tarifas sobre os bens chineses se o prazo não for cumprido, provavelmente levando o país asiático a retaliar.

Mas nos últimos dias, Trump sinalizou flexibilidade sobre essa data no momento em que uma delegação dos EUA trabalha nesta semana com Pequim para chegar a um acordo, dizendo na terça-feira que pode deixá-lo "passar" um pouco.

Tarifas dos EUA sobre 200 bilhões de dólares em importações chinesas devem subir a 25 por cento, ante 10 por cento, se os dois lados não conseguirem chegar a um acordo até o prazo de 1º de março, aumentando a pressão e custo em setores que variam de eletrônicos a agricultura.

Sanders também disse que alcançar um acordo para encerrar a guerra comercial entre as duas maiores potências econômicas exigirá um encontro entre Trump e Xi, acrescentando que a residência de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida, seria um bom local para tal conversa.

Mais cedo nesta quarta-feira, o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, disse a repórteres em Pequim que as conversas estão indo bem. Ele chegou à capital chinesa com o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer.

(Reportagem de Lisa Lambert e Susan Heavey)