IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Futuros do minério de ferro sobem na China com perspectiva de demanda

15/02/2019 10h35

PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro na Bolsa de Dalian subiram nesta sexta-feira, deixando de lado o alerta de poluição na província de Hebei, enquanto os investidores observam a demanda por reabastecimento nas usinas após o feriado de Ano Novo Lunar.

As indústrias, incluindo usinas siderúrgicas e o setor manufatureiro, ainda estão em grande parte em ritmo de feriado, com muitos devendo retomar as operações na próxima semana.

Nesta sexta-feira, Hebei anunciou que um alerta de poluição laranja estaria em vigor em 11 cidades, incluindo os centros de aço de Tangshan e Handan, a partir de sábado.

O movimento, que exige que as usinas cortem a produção em pelo menos 30 por cento, reduziu os preços do minério de ferro no início da sessão, antes de se recuperarem novamente.

"O foco do mercado mudou para reabastecer a demanda nas usinas após o feriado, a partir da lacuna de oferta deixada pela Vale", disseram analistas da Jinrui Futures em nota, referindo-se à mineradora que cortou a oferta após a tragédia em Brumadinho (MG).

O contrato de minério de ferro mais ativo, para entrega em maio, na Bolsa de Mercadorias de Dalian fechou em alta de 0,4 por cento, a 624 iuanes (92,13 dólares) por tonelada, e registrou ganho de 3,6 por cento na semana, seu sexto aumento semanal.

Os preços do vergalhão de aço caíram pelo quarto dia, chegando a recuar 2,6 por cento, para 3.593 iuanes a tonelada, o menor nível desde 18 de janeiro, antes de fechar em 3.599 iuanes. Eles perderam 2,7 por cento ao longo da semana, sua primeira queda semanal do ano.

(Por Muyu Xu e Tom Daly)