IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ibovespa cai 1,04% em dia de exercício de opções com ruído político e sem NY

18/02/2019 18h06

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista fechou em queda nesta segunda-feira, marcada pelo vencimento dos contratos de opções sobre ações, com ruídos na cena política e menor liquidez pela ausência de Wall Street.

O Ibovespa <.BVSP> caiu 1,04 por cento, a 96.509,89 pontos. O volume financeiro da sessão somou 17,9 bilhões de reais, já incluído o giro do exercício, de 7,68 bilhões de reais.

A queda ocorre após o Ibovespa ter acumulado alta de mais de 2 por cento na semana passada.

Nos Estados Unidos, o mercado acionário esteve fechado em razão do Dia do Presidente.

Em meio a expectativas para o envio da amplamente esperada reforma da Previdência ao Congresso nesta semana, esteve no radar o imbróglio com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno. [nL1N20D0HC]

Bebianno, que foi presidente do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, entrou em processo de fritura no governo, após denúncias de que seu partido usou candidatos laranja a deputado para acessar recursos públicos de financiamento de campanha.

Para a equipe da Coinvalores, a crise envolvendo Bebianno pode atrapalhar o rali relacionado às expectativas sobre a reforma da Previdência, "com o 'sai, não sai' e o 'falou, não falou' dos últimos dias".

A equipe técnica do Itaú BBA destacou que o Ibovespa precisa superar os 98.600 pontos para ganhar força no movimento de alta rumo aos 105 mil pontos, conforme relatório a clientes.

DESTAQUES

- BRADESCO PN caiu 2,28 por cento, em dia de queda de bancos no Ibovespa, com opções de compra de ações do banco privado entre os maiores giros do exercício de opções. ITAÚ UNIBANCO PN fechou em baixa de 1,6 por cento.

- VALE cedeu 1,37 por cento, tendo no radar que a Agência Nacional de Mineração (ANM) proibiu o uso do método de construção ou alteamento de barragens de rejeitos de mineração a montante no país. Opções de compra de Vale também ficaram entre os maiores volumes do vencimento.[nL1N20D0AH]

- PETROBRAS PN recuou 0,3 por cento, apesar da alta dos preços do petróleo, após fortes ganhos na última semana. PETROBRAS ON perdeu 1,16 por cento.

- BR DISTRIBUIDORA fechou em baixa de 3,5 por cento, tendo de pano de fundo renúncia do diretor de Mercado Corporativo e Lubrificantes, Gustavo Henrique Braga Couto, com a empresa afirmando que começou processo seletivo para a escolha de um novo executivo para a área. [nL1N20D0AG]

- MAGAZINE LUIZA avançou 2,79 por cento, em sessão de recuperação após perdas na semana passada, assim como VIA VAREJO , que teve valorização de 3,6 por cento.

(Por Paula Arend Laier)