IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Exxon e Microsoft firmam acordo de computação em nuvem para xisto dos EUA

22/02/2019 11h53

(Reuters) - A Exxon Mobil e a Microsoft concordaram em utilizar a tecnologia de nuvem em operações de xisto do produtor de petróleo dos EUA, disseram na sexta-feira, ajudando a aumentar a rentabilidade no maior campo de xisto da nação.

As empresas coletarão dados dos poços e outros ativos de produção da Exxon na Bacia Permiana, no oeste do Texas e no Novo México, onde a maior empresa de óleo e gás de capital aberto do mundo possui 1,6 milhão de acres, tornando-a imediatamente acessível aos trabalhadores da Exxon.

O valor do contrato não foi divulgado. Mas a parceria é a maior do setor em computação em nuvem, disse a Exxon em um comunicado.

A tecnologia permitirá que vazamentos em equipamentos sejam imediatamente detectados para reduzir os tempos de reparo em locais remotos e aplicar inteligência artificial para analisar dados de perfuração, disse a Exxon.

A Exxon se comprometeu a aumentar sua produção na Bacia Permiana para 600 mil barris de óleo equivalente por dia até 2025. A produção da companhia na Bacia Permiana no quarto trimestre foi de 300 mil barris de petróleo por dia, um aumento de 93 por cento em relação ao ano passado.

A Bacia Permiana, que produz cerca de 3,85 milhões de barris por dia, deve gerar 5,4 milhões até 2023, maior do que qualquer outro membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, exceto a Arábia Saudita, segundo a consultoria IHS Markit.

Em janeiro, na Consumer Electronics Show, em Las Vegas, a Exxon anunciou um acordo com a IBM para explorar o potencial da computação quântica em energia e manufatura.

(Por Jennifer Hiller)