IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ministro da Energia saudita diz a Trump: "estamos indo com calma"

27/02/2019 14h21

LONDRES, RIAD (Reuters) - O ministro da Energia da Arábia Saudita, Khalid al-Falih, declarou nesta quarta-feira que a Opep e seus aliados estavam "indo com calma", em resposta a um tuíte do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pedindo que que os produtores de petróleo relaxassem em seus esforços para impulsionar o preço do produto.

"Os 25 países estão realizando uma abordagem muito lenta e moderada. Assim como provou o segundo semestre do ano passado, estamos antes de tudo interessados na estabilidade do mercado", disse Falih em Riad, ao ser questionado sobre tuíte de Trump, mostrou gravação da rede televisiva CNBC.

No mais recente de uma série de tuítes sobre o preço do petróleo, Trump escreveu na segunda-feira: "Preços do petróleo estão ficando muito altos. Opep, por favor, relaxe e vá com calma. O mundo não pode suportar essa alta --frágil!"

Falih declarou que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados ampliaram a produção significantemente no ano passado antes de um potencial declínio nos suprimentos, o que não se materializou, e que como resultado disso os estoques de petróleo cresceram.

"Portanto, corrigimos o curso de forma gradual e moderada para levar os estoques a um nível razoável", completou Falih, cujo país efetivamente lidera a Opep, acrescentando que a produção dos EUA continua a crescer.

"Estamos indo com calma", disse o ministro, que também declarou que análises atuais indicam que a Opep+ possa ter de estender seu acordo de cortes de produção até o fim de 2019. Os países vão se reunir em abril para decidir a política de produção.

"Estamos apenas em fevereiro, então é difícil para mim analisar em que ponto estaremos em junho, quando o acordo atual terminar", afirmou. "Todas as perspectivas que vi nos dizem que teremos de continuar a moderar a produção no segundo semestre deste ano, mas nunca sabe".

(Por Rania El Gamal em Londres e Marwa Rashad em Riad)