IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

"Mary Poppins" mostra que indústria bancária precisa mudar, diz chefe do FMI

28/02/2019 17h45

LONDRES (Reuters) - A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) exortou o setor bancário a adotar padrões éticos mais elevados, dizendo não ser coincidência que a sequência recente de um filme sobre Mary Poppins mostrou um banqueiro como o bandido.

"Eis a questão: por que o banqueiro é o vilão?", indagou Christine Lagarde em discurso para a Companhia Venerável de Comerciantes Internacionais, que representa empresas de serviços financeiros, nesta quinta-feira.

    "Afinal, uma economia saudável requer um setor financeiro saudável que esteja a serviço das pessoas que buscam vidas melhores para si mesmas e seus filhos".

    Mas a caricatura do 'banqueiro mau' ecoa há séculos.

    "Sua versão mais recente, vista por milhões de crianças de todo o mundo, está nos dizendo algo sobre a sensação enraizada de desconfiança do papel das finanças no mundo", disse ela.

    Christine acrescentou que o sistema financeiro precisa ser mais fortalecido após ter causado estragos na economia mundial uma década atrás, e que os credores deveriam fazer mais para apoiar o crescimento de longo prazo sustentável e inclusivo.

    A chefe do FMI pediu ações para enfrentar os perigos em potencial dos bancos "grandes demais para quebrar", que detêm cerca de 45 por cento dos ativos bancários nos EUA – a cifra era de cerca de 40 por cento antes da crise financeira de 2007.

    Ela pediu que os países não suavizem as reformas bancárias, algo que o presidente Donald Trump já fez nos EUA.

    (Por William Schomberg)