IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Arsesp nega recurso da Sabesp sobre revisão tarifária

01/03/2019 09h33

SÃO PAULO (Reuters) - A Sabesp informou na madrugada desta sexta-feira que a agência reguladora de saneamento e energia de São Paulo (Arsesp) negou na quinta-feira recurso encaminhado pela companhia no processo em que a empresa pediu alteração de uma série de critérios adotados pela autarquia no processo da segunda revisão tarifária.

A Sabesp também informou que havia pedido esclarecimentos sobre motivos que levaram a agência a promover uma "redução significativa" nas projeções finais de investimento da empresa de 2017 a 2020 e requerido uma revisão dos cálculos do Fator X, do ajuste compensatório pelo atraso na aplicação da segunda revisão tarifária e "do cálculo do componente financeiro referente a fundos municipais".

Sem dar qualquer detalhe, a empresa, também controlada pelo governo paulista, informou ao mercado que a Arsesp decidiu aprovar uma nota técnica referente ao pedido de esclarecimentos e revisão, "devendo as correções dos erros e imprecisões apresentadas serem realizadas quando da aplicação do reajuste tarifário anual, em maio deste ano, com índice de 0,8408 por cento, que já contempla a compensação pelo período transcorrido".

Segundo analistas do Credit Suisse, o índice de 0,8408 por cento é adicional a um reajuste de 3,5 por cento decidido pela Arsesp e isso deve adicionar 93 milhões de reais ao Ebitda da Sabesp e 400 milhões de reais ao valor justo da empresa. "É positivo, mas tem impacto direto limitado" nas contas da companhia, afirmaram os analistas Carolina Carneiro e Luis Lima.

"Acreditamos que esse resultado é positivo para a Sabesp, uma vez que o regulador corrigiu cálculos do processo de revisão tarifário. O resultado anterior do processo representava um grande risco regulatório e, consequentemente, incluímos um adicional de risco em nossos cálculos" sobre a Sabesp, disseram os analistas do Credit Suisse em nota a clientes.

(Por Alberto Alerigi Jr., com reportagem adicional de Paula Arend Laier)